Santanense FM
Publicidade
Publicidade
Itaúna/MG
Min.
Máx.
Programa Líder avança em Divinópolis
18/04/2019

 Líderes municipais e regionais iniciam processo de qualificação para a criação, formulação e implantação de um programa de desenvolvimento com metas para a região, a exemplo de diversas cidades pelo país

 

     Estimular a integração e a qualificação das lideranças para a formulação, implantação e gestão criativa, de forma a contribuir com o desenvolvimento econômico sustentável, com uma visão de futuro positiva. Esta é a meta do Sebrae Minas Regional Centro-Oeste e Sudoeste ao promover o Programa Líder.

     O primeiro encontro já está confirmado para os dias 09 e 10 de Maio. O principal desafio dos 40 líderes, que irão representar Divinópolis e demais municípios do arredor nos setores público, privado e terceiro setor, é tornar a região Centro Oeste um centro atraente e sustentável para o desenvolvimento territorial, de modo a conquistar mais empresas e investimentos para o Centro-Oeste mineiro.

     De acordo com o gerente da Regional Centro-Oeste e Sudoeste do Sebrae Minas, Leonardo Mól, “o Programa Líder ajudará Divinópolis e cidades vizinhas a traçarem planos para se desenvolverem em diversos aspectos, com metas de médio e longo prazo. Dessa forma, conseguirão atrair o mercado investidor do país e do mundo, que, por sua vez, escolhe os melhores locais para instalação de suas empresas por meio de levantamentos feitos com base em vários fatores e características”.

     Leonardo explica ainda que as escolhas de grandes empresas investidoras decorrem de análise de fatores que, muitas vezes, podem passar despercebido por um município que poderá, por exemplo, ter taxas fiscais atraentes, mas não ter vias de acesso fácil para transportes, baixos indicadores sociais, não possuir manancial aquífero ideal, ou, ainda, não possuir centros industriais com instalações elétricas de potência suficiente ou adequada para o tipo de negócio do investidor. “O Programa Líder possibilita à região, por meio de ajuda mútua entre os líderes e parceiros, enxergar e encontrar soluções para que problemas como estes e muitos outros possam ser sanados em um determinado prazo, tornando o território mais atraente aos olhos do mercado empresarial investidor”, comenta Leonardo.

     O Programa Líder tem três fases e a primeira, que trata da formação do grupo denominada pré-operacional, já está em andamento. “Este programa vai trazer uma organização sistemática para os trabalhos e uma melhor organização da governança local e regional. A ideia é promover o desenvolvimento a partir de uma convergência e cooperação regional”, conclui Leonardo Mól.

     O Programa LIDER - Liderança para o Desenvolvimento Regional, foi concebido pelo Sebrae para atender à constatação de que as lideranças públicas e privadas brasileiras estão, de certa forma, propensas a liderar o processo de desenvolvimento organizacional, local ou regional. Em boa parte dos municípios, os setores Público, Privado e o Terceiro Setor atuam desarticulados, algumas vezes, com objetivos conflitantes. Na maioria, não há definições sobre rumos estratégicos de desenvolvimento e gestão.

Fonte: Prefácio Comunicação
Programa Edição Hits - Rodrigo
09:00 as 09:59
Publicidade
Peça a sua música!
Envie seu Pedido Musical preenchendo todos os dados abaixo:
Atendimento
Rua: Acácio Baeta 99 - Itaúna/MG
Ligue agora
(37) 3242-6415
Horário de atendimento
08:00 AS 18:00 HS